Você conhece o seu cliente? Teve dúvida ao responder essa pergunta, então entenda neste artigo a importância e como conhecer o seu cliente.

Bom, muitas empresas estão com as vendas estagnadas e um dos motivos que leva a isso é “não conhecer o seu cliente”.

Mas, então o que é?

Conhecer o cliente não significa que você deva ser o melhor amigo dessa pessoa, ligar todos os dias, mandar abraços… Nãaao, não é isso!

Conhecer o seu cliente é baseado em único fator, entender as reais necessidades dessa pessoa, que afinal tem necessidades e desejos assim como todo o ser humano.

Por onde começar…

Comece respondendo as seguintes perguntas sobre esta pessoa:

Quando compra, o que compra, como compra?

voce-conhece-o-seu-cliente-consumidor-agencia-de-marketing-digital-bertioga

A partir das respostas destas perguntas você terá um perfil geral do seu cliente, no qual você poderá trabalhar a sua estratégia de vendas.

Por exemplo, ao responder a pergunta “como compra”, você dará um rumo mais assertivo ao seu investimento em marketing.

Vamos dizer que o seu cliente costuma fazer compras pela internet, utiliza com bastante frequência o Facebook e Instagram, além disso ele checa sua caixa de e-mails todos os dias, não tem a prática de ler jornais e não vê muita televisão.

Neste caso, não faz sentido algum você gastar parte do seu investimento de marketing em um jornal impresso ou em um comercial de TV, com certeza a sua mensagem chegaria com maior eficácia por meio de um anúncio no Facebook e Instagram ou envios de e-mail marketing, por exemplo.

Por isso tente não falhar quando o assunto é “o seu cliente”, pois ele não só faz parte da sua empresa, como a mantem de pé quando compra seu produto/serviço.

Aproveite e compartilhe suas experiências e dúvidas conosco, deixando o seu comentário abaixo.

WhatsApp chat