O que a famosa frase do Capitão Nascimento (Tropa de Elite) tem a ver com sua empresa? Muito!

O e-mail é uma forma muito barata de comunicação, e pode ser muito eficiente, desde que usado corretamente. Caso contrário, o tiro pode sair pela culatra.

SPAM = e-mail não solicitado.
Mais de 90% dos e-mails que circulam na internet são SPAM.
O Brasil ficou em segundo lugar, entre os que mais enviaram spam no mundo.

Ninguém está livre desta praga. Todos os dias nossas caixas postais são inundadas: “compre viagra, compre nosso descascador de alface, fique rico e bonito, compre isso e aquilo…”

O custo do envio de e-mails é muito baixo, o que torna fácil divulgar uma mensagem para milhares com alguns cliques, e é aqui que mora o perigo!

Muitas empresas (por desconhecimento ou má fé mesmo) ainda agem de forma incorreta e anti-ética, comprando banco de dados com milhares de e-mails e disparando seu spam para todos, seguindo as filosofias:

Atire para todos os lados e você vai acertar alguma coisa!”
Falem mal, mas falem de mim!”

O que é Marketing de Permissão ou Relacionamento?

Nesta modalidade, você deve pedir autorização ao destinatário antes de enviar seu e-mail e divulgar sua empresa/produto/serviço.
Confirmação positiva ou Opt-In é o nome dado ao processo onde você obtém esta permissão e, de maneira geral, funciona assim:

O interessado em receber e-mails cadastra-se em seu site, informando o endereço de e-mail dele.

No caso de você já possuir um cadastro com seus clientes por exemplo, você pode enviar-lhes um e-mail convidando-os a se inscreverem em sua lista;
Ele recebe então uma mensagem, solicitando que confirme sua inscrição na lista;

Somente após a confirmação é que ele passa a receber suas mensagens.

Quais são as Vantagens?

Ajuda a diminuir a quantidade de SPAM circulando na internet;
Garante que somente o proprietário do e-mail será capaz de cadastrar-se;

Demonstra a seriedade e respeito pelo seu cliente;
A empresa tem como defender-se de de acusações de que está praticando SPAM;
Leva sua mensagem ao melhor público: aqueles que estão interessados no que você tem a dizer!
Resumindo:
No método pede pra sair (opt-out):

Eu mando e-mail para todo mundo e, quem não quiser receber… “Pede pra sair Sr. 6.501!”
(se você conseguir!)

Não me importa se você tem interesse no que estou vendendo, se não tiver você apaga!

Vou te mandar uma mensagem todo dia pra você não se esquecer de mim!
Resultado: A imagem da sua empresa ficará associada aos e-mails inúteis e irritantes.

No marketing de permissão:

Envio somente para quem tem interesse em me ouvir.
O cadastro e descadastro na lista é feito pelo próprio cliente, de forma automática.

Tomo o cuidado de enviar somente mensagens relevantes e com a frequência adequada.

Resultado: A construção e manutenção de um relacionamento, baseado em respeito, credibilidade e interesse mútuo.

Certo. Até aqui tudo bem… Mas quais são as desvantagens?

Sim, nem tudo é perfeito! Ao usar este método sua lista vai diminuir de tamanho porque algumas pessoas poderão achar ‘burocrático demais” ou poderão por algum motivo não vão completar o processo (clicar no link de confirmação) e ficarão sem receber sua mensagem.
Comparada as vantagens, isso é plenamente aceitável e muito melhor que ficar com fama de SPAMMER.

Além disso, uma lista menor não é necessariamente ruim: É melhor falar para uma platéia de 100 pessoas interessadas do que para 1000 cochilando!

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