Você conhece o seu cliente? Teve dúvida ao responder essa pergunta, então entenda neste artigo a importância e como conhecer o seu cliente.
Bom, muitas empresas estão com as vendas estagnadas e um dos motivos que leva a isso é “não conhecer o seu cliente”.
Mas, então o que é?
Conhecer o cliente não significa que você deva ser o melhor amigo dessa pessoa, ligar todos os dias, mandar abraços… Nãaao, não é isso!
Conhecer o seu cliente é baseado em único fator, entender as reais necessidades dessa pessoa, que afinal tem necessidades e desejos assim como todo o ser humano.
Por onde começar…
Comece respondendo as seguintes perguntas sobre esta pessoa:
Quando compra, o que compra, como compra?
A partir das respostas destas perguntas você terá um perfil geral do seu cliente, no qual você poderá trabalhar a sua estratégia de vendas.
Por exemplo, ao responder a pergunta “como compra”, você dará um rumo mais assertivo ao seu investimento em marketing.
Vamos dizer que o seu cliente costuma fazer compras pela internet, utiliza com bastante frequência o Facebook e Instagram, além disso ele checa sua caixa de e-mails todos os dias, não tem a prática de ler jornais e não vê muita televisão.
Neste caso, não faz sentido algum você gastar parte do seu investimento de marketing em um jornal impresso ou em um comercial de TV, com certeza a sua mensagem chegaria com maior eficácia por meio de um anúncio no Facebook e Instagram ou envios de e-mail marketing, por exemplo.
Por isso tente não falhar quando o assunto é “o seu cliente”, pois ele não só faz parte da sua empresa, como a mantem de pé quando compra seu produto/serviço.
Aproveite e compartilhe suas experiências e dúvidas conosco, deixando o seu comentário abaixo.